A temporada 2013-14 do futebol alemão foi concluída. Mas além de todos os gols e lindas jogadas, tivemos um fato a lamentar nesse ano: alguns erros de arbitragem. É claro que a arbitragem do mundo todo erra, mas esse ano foi algo para analisar e refletir se é necessário uma reciclagem nos juízes. Vamos listar alguns erros que chamaram atenção na Bundesliga.
Na nona rodada do Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen bateu o Hoffenhein por 2 a 1. A vitória só foi alcançada graças ao "gol fantasma" de Kiessling. Após levantamento na área, o atacante alemão cabeceou para fora, mas como a rede estava furada, a bola entrou, o árbitro não percebeu e marcou gol. Mesmo com muita reclamação do rival, o tento foi validado e o Leverkusen levou três pontos para casa.
A final da Copa da Alemanha teve o maior clássico germânico da atualidade, Bayern contra Dortmund. O jogo acabou 2 a 0 para o Bayern, vitória que foi consumada na prorrogação. Mas a partida não poderia ter ido para o tempo extra se o árbitro tivesse validado o gol de Hummels. O zagueiro aurinegro completou cruzamento e Dante só tirou após a bola ter ultrapassado a linha. Com muita reclamação, o jogo seguiu e o Bayern conquistou mais um título.
A final da Liga Europa aconteceu entre Sevilla e Benfica, decidida nas penalidades. O duelo também foi bem polêmica por conta do goleiro do time espanhol que se adiantou em quase todas as cobranças e nenhuma voltou. O árbitro era Felix Brych. Com todo respeito, as adiantadas foram escandalosas. Grande falha do juiz e muitas reclamações do time português.
Nesse caso a arbitragem foi mal, mas graças à boa ação de Aaron Hunt, o juiz corrigiu sua ação. A partida foi entre Nuremberg e Werder Bremen. O meia dos Papagaios, após um encontrão com o zagueiro, desabou na área e o pênalti foi marcado. Mas mesmo após a marcação, Hunt admitiu que não sofreu falta e o árbitro voltou atrás, anotando tiro de meta. No momento da polêmica o jogo estava 2 a 0 para o Bremen e acabou assim.
Alguns erros são aceitáveis no futebol, o olho humano não consegue captar todos os lances com total perfeição. Mas há casos que não poderia acontecer o equívoco. Então, qual seria a solução? Não é complicada, deve haver mais treinamento dos árbitros principais e auxiliares; e o recurso da tecnologia, para saber se a bola entrou ou não. Desse jeito o futebol pode ser mais admirável ainda.
Tags:
Opinião