Após a vitória magra por 1 a 0 no amistoso contra o Chile, em Stuttgart, a torcida alemã não poupou vaias ao elenco, em especial ao meia Mesut Özil. No entanto, o diretor geral da Federação Alemã de Futebol Oliver Bierhoff saiu em defesa do atleta.
"No momento em que a equipe está vencendo por 1 a 0, eu não entendo as vaias. Acho que é uma pena que um jogador como Mesut seja vaiado", comentou o diretor ao jornal alemão Der Westen.
Özil era vaiado na partida cada vez que tocava na bola. Um dos motivos apontados pelo jornal alemão seria o fato de haver vários torcedores turcos presentes do estádio - o meia do Arsenal tem ascendência turca, mas optou por defender as cores da Alemanha.
A fase de Özil não é boa. Na partida contra o Bayern de Munique pelas oitavas de final da Liga dos Campeões o meia perdeu um pênalti e vem sendo duramente criticado pelos ingleses. Em fevereiro, o técnico dos Gunners, Arsene Wenger, afirmou que era mentalmente difícil para o atleta lidar com a pressão de ter custado 50 milhões de euros para o clube inglês e ser o principal nome da equipe.
Além disso, Özil foi acusado de agredir um fotógrafo que teria batido no espelho retrovisor do seu carro.