Erik Durm
Data de nascimento: 12 de maio de 1992
Idade: 22 anos
Local de nascimento: Pirmasens
Altura: 1,83 m
Posição: Lateral esquerdo
Clube: Borussia Dortmund
Jogos pela seleção: 1
Desempenho: 0 vitórias, 1 empate e 0 derrotas
Gols pela seleção: Nenhum
Número da camisa: 15
Estreia: 01/06/2014 - Alemanha 2 x 2 Camarões
Participações em Copas: Nenhuma
A vaga na Copa do Mundo de 2014 caiu no colo de Erik Durm. Já faz tempo que a seleção alemã sofre com a falta de laterais esquerdos de confiança e de qualidade, e com as lesões recentes de Marcell Jansen e Marcel Schmelzer, que estavam na pré-lista de convocados para o Mundial do Brasil, o jovem do Borussia Dortmund foi premiado com um lugar entre os relacionados de Joachim Löw.
E a carreira de Durm é meteórica. Até o ano passado ele não tinha jogado uma partida sequer pelo time principal do Borussia Dortmund. Sua estreia com a camisa dos aurinegros aconteceu apenas em agosto de 2013, em partida contra o Augsburg, válida pela Bundesliga - foram 19 jogos disputados na temporada passada, sendo 14 como titular.
Aliás, em fevereiro de 2014, pouco antes da convocação da Alemanha para a Copa, Durm chegou a não ser relacionado pelo técnico Jürgen Klopp na equipe principal do BVB e atuou em uma partida da 3ª divisão alemã, pelo time B do Dortmund.
Mesmo se destacando pela lateral esquerda, Erik Durm é destro. E sua posição de origem sempre foi atuando mais avançado, como atacante aberto pela ponta esquerda. Porém, com Klopp, o jogador passou a ocupar uma faixa do campo mais recuada, até por ser rápido, alto e ter bom poder de marcação.
Antes de chegar ao Borussia Dortmund, Durm passou pelos times de base do Saarbrücken e do Mainz, jogando no ataque. Marcou muitos gols e foi artilheiro em todos os torneios juvenis que disputou por ambos os clubes.
Na seleção alemã, a experiência do jovem lateral vem desde 2011, em equipes inferiores, com passagens pelos times sub-19, sub-20 e sub-21. O seu primeiro jogo pela Nationalelf principal foi justamente o amistoso recente diante de Camarões, quando atuou como titular no empate por 2 a 2.
Nada contra o Durm... Porém, infelizmente, a Nationalelf tem um treinador, que é péssimo observador. Não bastasse o corte absurdo do Schmelzer, ainda conseguiu ignorar completamente Matthias Ostrzolek. É. O ranho que Joachim Löw costuma comer, vem afetando seu cérebro também.
ResponderExcluir