Thomas Müller chuta para marcar o gol da vitória alemã sobre os norte-americanos |
► Curta a página do Alemanha FC no Facebook
Depois de martelar durante todo primeiro tempo e esbarrar na forte marcação adversária, a seleção alemã marcou o tento da vitória no início da etapa complementar, com Thomas Müller, que se igualou a Messi e Neymar na artilharia do torneio com quatro gols.
Garantida na primeira colocação da chave, a Alemanha volta a campo na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, em Porto Alegre, às 17h (de Brasília). O adversário será a seleção da Argélia, que empatou com a Rússia em Curitiba e ficou com a segunda colocação do grupo H. Os EUA pegam a Bélgica.
Paredão norte-americano
Buscando melhorar o rendimento do time em relação aos dois primeiros jogos, o técnico Joachim Löw promoveu duas mudanças na equipe titular. Schweinsteiger e Podolski ganharam as vagas de Khedira e Götze e começaram jogando pela primeira vez na competição.
E Podolski foi a principal válvula de escape do ataque alemão nos primeiros 45 minutos. A grande maioria das jogadas ofensivas passava pelos pés do camisa 10 pelo lado esquerdo do campo. Logo no primeiro lance da partida, Poldi mostrou que estava com vontade ao acertar um chute por cima.
Com domínio territorial total na etapa inicial do duelo, a Alemanha teve muitas dificuldades para furar o paredão da defesa norte-americana. Foram muitos passes e pouca objetividade. A rigor, só uma oportunidade real de gol foi criada pelos alemães, num chute de Özil de dentro da área e que terminou em defesa do goleiro Howard.
Os Estados Unidos pouco assustaram a defesa germânica e Manuel Neuer não trabalhou. O único lance de perigo dos americanos foi numa finalização de fora da área do meia Zusi, por cima da meta.
Thomas Müller decide
A Alemanha voltou para o segundo tempo com Klose no lugar de Podolski e disposta a vencer o jogo. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Mertesacker cabeceou no canto e Howard fez bela defesa. No rebote, da entrada da área, Thomas Müller pegou de primeira e marcou seu quarto gol na Copa do Mundo, nove juntando os tentos de 2010.
Depois de abrir o placar, satisfeitos com o triunfo parcial, os alemães tiraram o pé do acelerador, recuaram e os EUA passaram a ter um pouco mais posse de bola. Mesmo assim, a seleção de Klinsmann não incomodou a defesa germânica.
Joachim Löw ainda colocou Götze e Schürrle para tentar surpreender o adversário nos contra-ataques, mas ficou nisso. Nos acréscimos, Lahm salvou um gol dos americanos na hora H, em chute de Bedoya de dentro da área. A Alemanha passou para as oitavas em primeiro e os Estados Unidos em segundo.
FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 0 x 1 ALEMANHA
Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 26 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbesquistão)
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Quirguistão)
Cartão amarelo: Höwedes (ALE); Gonzalez, Beckerman (EUA)
GOL
ALEMANHA: Müller, aos 10' do 2º tempo
ESTADOS UNIDOS: Howard; Johnson, Gonzalez, Besler e Beasley; Beckerman, Jermaine Jones, Zusi (Yedlin), Bradley e Davis (Bedoya); Dempsey
Técnico: Jürgen Klinsmann
ALEMANHA: Neuer, Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Götze), Kroos, Özil (Schürrle|) e Podolski (Klose); Thomas Müller
Técnico: Joachim Löw