Toni Kroos
Data de nascimento: 04 de janeiro de 1990
Idade: 24 anos
Local de nascimento: Greifswald
Altura: 1,83 m
Posição: Meio-campista
Clube: Bayern de Munique
Jogos pela seleção: 42
Desempenho: 30 vitórias, 6 empates e 6 derrotas
Gols pela seleção: 5
Número da camisa: 18
Estreia: 03/03/2010 - Alemanha 0 x 1 Argentina
Participações em Copas: 2010
Toni Kroos tem muita moral com o técnico Joachim Löw na seleção da Alemanha, mas com o elenco todo à disposição e em condições, o meio-campista do Bayern de Munique não é titular absoluto. Com muita técnica, visão de jogo, boa finalização e bom poder de marcação, Kroos pode atuar como primeiro ou segundo volante, ou até mesmo como meia de criação.
Na Copa da África do Sul, em 2010, Toni Kroos ainda não tinha uma carreira consolidada e pouco ajudou a Nationalelf. Agora, mesmo com apenas 24 anos de idade, o atleta está bem mais experiente e deve ter mais oportunidades no Mundial do Brasil.
Kroos nasceu na antiga Alemanha Oriental, poucos meses antes da reunificação definitiva do país - ele é irmão mais velho de Felix Kroos, também jogador profissional de futebol e que atua no Werder Bremen. Antes de chegar às categorias de base do Bayern de Munique, em 2006, o meia passou pelas equipes infantis dos modestos Greifswalder e Hansa Rostock.
No Mundial sub17 de 2007, a Alemanha ficou na terceira posição e Kroos foi eleito o melhor jogador da competição. Neste mesmo ano, ele fez sua estreia pelo time principal do Bayern, com 17 anos de idade, mas suas aparições no time ainda eram pouco frequentes.
Para ganhar experiência e ritmo de jogo, já que não tinha muito espaço no elenco bávaro, o Bayern emprestou Kroos ao Bayer Leverkusen, em 2009. Na sua nova e provisória casa, o atleta brilhou como meia de armação e retornou à Allianz Arena na temporada seguinte com status de estrela.
De lá para cá, a carreira do meio-campista só vem crescendo. Titular no Bayern, ele ajudou nas conquistas de três Bundesligas, três Copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.
Mesmo fazendo uma excelente temporada passada dentro de campo, Kroos se envolveu em polêmica com o técnico Pep Guardiola. Ele não gostou de ser substituído em uma partida, reclamou do espanhol e chegou a sentar no banco de reservas em algumas partidas. Além disso, o meia está insatisfeito com seu salário no Bayern e, logo após a Copa do Mundo, pode mudar de ares. O destino mais provável de Kroos é o Manchester United.