{getContent} $label={Bundesliga}

Os caras da Copa do Mundo: Manuel Neuer

Manuel Neuer

Data de nascimento: 27 de março de 1986
Idade: 28 anos
Local de nascimento: Gelsenkirchen
Altura: 1,93 m
Posição: Goleiro
Clube: Bayern de Munique
Jogos pela seleção: 45
Desempenho: 36 vitórias, 6 empates e 3 derrotas
Gols pela seleção: 0
Número da camisa: 1
Estreia: 02/06/2009 - Alemanha 7 x 2 Emirados Árabes
Participações em Copas: 2010

Promessa. Esta é a palavra que definia Manuel Neuer, goleiro da seleção alemã, até a Copa de 2010. Quatro anos se passaram e hoje, aos 28 anos, o camisa 1 mostra que honra seu país e o time em que atua, Bayern de Munique, famoso por nomes marcantes sobre a linha do gol, como Oliver Kahn, ao ser considerado, atualmente, o melhor goleiro do mundo.

Porém, o paredão alemão começou a carreira longe das terras bávaras. Desde pequeno, Neuer era considerado um menino prodígio no Schalke 04, seu clube do coração e onde começou sua carreira, aos cinco anos de idade. Presença constante nas categorias de base, ele estreou na equipe principal na 2ª rodada da Bundesliga na temporada 2006/2007, aos 20 anos. Em 2007, um ano após firmar-se como arqueiro da equipe, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão em sua posição.

Na seleção alemã, Neuer também passou por todas as categorias de base, tendo sua estreia com o time principal no dia 2 de junho de 2009, numa partida contra os Emirados Árabes, durante uma turnê da Nationalelf pela Ásia.  Porém a titularidade na Copa do Mundo, que ocorreria no próximo ano, estava fora de cogitação. Estava.

O goleiro titular para o Mundial na África seria Rene Adler, do Bayer Leverkusen, porém uma lesão na
costela, que exigia cirurgia e muito cuidado, o tirou de combate. Assim sendo, Manuel Neuer, com 24 anos na época, assumiu a titularidade, com Tim Wiese como reserva. Apesar da boa campanha na Copa, Alemanha caiu nas semifinais perante a campeã Espanha, assegurando o terceiro lugar, diante do Uruguai. Ali, na África, Neuer apareceu para o mundo.

Mas a vida não é fácil para nenhum goleiro, principalmente quando se trata de mudança de time. Em 2011, Neuer decide sair do Schalke 04 para atuar no Bayern de Munique, o que não foi uma decisão amigável para a torcida dos Azuis e, muito menos, para a torcida bávara. Por quê?

Bom, para entender o rancor entre os bávaros e Neuer, precisamos fazer uma pequena viagem no tempo, mais precisamente para a temporada 2000/2001 da Bundesliga. Bayern de Munique e Schalke chegaram à última rodada disputando o título. Para vencer, Schalke precisava ganhar do Unterhaching e torcer para que o Hamburgo, em casa, vencesse o Bayern. Trabalho feito, os azuis venceram a partida por 5 a 3. Agora era somente aguardar o resultado da equipe do sul.

Em Hamburgo, aos 45 minutos do segundo tempo (literalmente!), os donos da casa abriram o placar com o gol que daria aos Azuis-Reais o título nacional. Porém, aos 49 minutos, o zagueiro Patrick Andersson cobrou uma falta a favor do Bayern, marcando o gol e tirando a taça das mãos do Schalke por um ponto.

Em comemoração, o goleiro Oliver Kahn segurou a bandeirinha de escanteio do estádio, numa imagem que ficou marcada na memória dos torcedores do Bayern e, principalmente, dos torcedores incrédulos do Schalke, incluindo o menino Neuer que, na época, tinha 15 anos.

Mas isso seria motivo para rancor de Neuer e não da torcida, não é? Pois então, como a vida dá muitas voltas, na temporada 2008/2009 da Bundesliga, já atuando com a camisa titular do Schalke, o goleiro presenciou Bayern e Wolfsburg travando uma batalha para conquistar o campeonato. Nas últimas rodadas, os bávaros precisavam vencer o Schalke, em casa, para continuar a disputa contra os Lobos. Não deu. O time de Gelsenkirchen venceu por 1 a 0 e Neuer, ainda rancoroso com o gesto de Oliver Kahn, comemorou a vitória onde? Exatamente. Na bandeirinha do escanteio, para ódio da torcida bávara.

Apesar das faixas de protesto contra a sua contratação, músicas ofensivas e xingamentos vindos da ala organizada da torcida, os aficionados pelo gigante da Baviera tiveram que engolir a presença de Neuer na equipe. Hoje, após muitas vitórias e títulos, o goleiro vive tranquilo em relação à torcida bávara e alemã.

E em meio a tantas conquistas, que incluem a de melhor goleiro do mundo em 2013, Manuel Neuer chegará ao Brasil para conquistar o tetra campeonato alemão. Com titularidade inquestionável, o arqueiro afirma que as expectativas pelo título são grandes na Alemanha e que ele, assim como os demais companheiros, farão o possível para preenchê-las.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem
{getContent} $results={5} $label={Bundesliga}