A seleção da Alemanha é indiscutivelmente uma das favoritas ao título da Copa do Mundo de 2014. E para tentar confirmar esse status, o técnico Joachim Löw conta com uma equipe de 50 pessoas de uma faculdade da cidade de Colônia para analisar e passar as informações sobre os adversários no Mundial do Brasil.
► Siga o Alemanha FC no Twitter
"Para cada adversário é feito um relatório detalhado sobre os padrões de comportamento correspondentes e gerada uma grande quantidade de vídeos. Em torneios, esses relatórios podem ter mais de 100 páginas e os vídeos muito grandes", explica o responsável pelo projeto, Stephan Nopp, da Escola Superior de Esportes da Alemanha, em entrevista ao site da Deutsche Welle.
Depois dos dados coletados pelos pesquisadores, as informações mais relevantes são repassadas ao departamento de futebol da DFB (Federação Alemã de Futebol), onde novamente o conteúdo é reduzido, e os dados mais importantes chegam às mãos de Löw e da comissão técnica da seleção.
► Curta também a nossa página no Facebook
Este método de pesquisa para ajudar a Alemanha dentro de campo está sendo usado desde 2005, mas só para a disputa da Copa de 2014 é que essa parceria ficou mais concreta. "A DFB utilizou essa fonte científica para o país estar bem preparado para esse importante evento esportivo. No decorrer dos anos, essa parceria se tornou profissional, com uma situação em que todos ganham: a DFB recebe as informações, e os alunos são formados em campo profissional prático", disse Nopp.
O pesquisador cita como exemplo das análises feitas uma disputa de pênaltis, onde é possível saber qual é o canto preferido que um determinado jogador gosta de bater ou seu comportamento durante o chute, aumentando assim as chances de o goleiro defender.
O lema da Alemanha para a Copa do Mundo é "Bereit wie nie" (ou, em português, "Preparada como nunca"). Diante de toda essa mobilização profissional, a frase faz sentido. Resta saber se será confirmada com o tetracampeonato mundial no Macaranã.
► Siga o Alemanha FC no Twitter
"Para cada adversário é feito um relatório detalhado sobre os padrões de comportamento correspondentes e gerada uma grande quantidade de vídeos. Em torneios, esses relatórios podem ter mais de 100 páginas e os vídeos muito grandes", explica o responsável pelo projeto, Stephan Nopp, da Escola Superior de Esportes da Alemanha, em entrevista ao site da Deutsche Welle.
Depois dos dados coletados pelos pesquisadores, as informações mais relevantes são repassadas ao departamento de futebol da DFB (Federação Alemã de Futebol), onde novamente o conteúdo é reduzido, e os dados mais importantes chegam às mãos de Löw e da comissão técnica da seleção.
► Curta também a nossa página no Facebook
Este método de pesquisa para ajudar a Alemanha dentro de campo está sendo usado desde 2005, mas só para a disputa da Copa de 2014 é que essa parceria ficou mais concreta. "A DFB utilizou essa fonte científica para o país estar bem preparado para esse importante evento esportivo. No decorrer dos anos, essa parceria se tornou profissional, com uma situação em que todos ganham: a DFB recebe as informações, e os alunos são formados em campo profissional prático", disse Nopp.
O pesquisador cita como exemplo das análises feitas uma disputa de pênaltis, onde é possível saber qual é o canto preferido que um determinado jogador gosta de bater ou seu comportamento durante o chute, aumentando assim as chances de o goleiro defender.
O lema da Alemanha para a Copa do Mundo é "Bereit wie nie" (ou, em português, "Preparada como nunca"). Diante de toda essa mobilização profissional, a frase faz sentido. Resta saber se será confirmada com o tetracampeonato mundial no Macaranã.