O lateral brasileiro Rafinha, do Bayern de Munique, afirmou que o técnico Pep Guardiola o ajudou a conquistar uma vaga na seleção brasileira meses antes a Copa do Mundo de 2014. “Ele me deu autoconfiança novamente e me colocou para jogar. É claro que ele me abriu as portas para a seleção ao ter me dado sua confiança”, comentou o jogador ao jornal alemão TZ.
Com a chegada do treinador espanhol ao Bayern, Rafinha passou a jogar como titular na lateral direita, já
que Phillip Lahm foi deslocado para o meio de campo. Na temporada passada, sob o comando de Jupp Heynckes, o brasileiro foi pouco utilizado como titular. No entanto, o brasileiro afirmou que não tem nenhum ressentimento com a opção do ex-treinador. “Não tive nenhum problema no ano passado. É o meu terceiro ano aqui no Bayern, e mesmo no ano passado eles queriam renovar meu contrato. Todos os dias eu dou tudo por este clube, é o que farei no futuro. Continuei treinando e trabalhando duro”, disse o brasileiro.
Rafinha foi convocado para a partida do Brasil contra a África do Sul no dia 05 de março em Johanesburgo, última partida da Seleção antes do Mundial. O lateral se mostra ansioso para fazer parte do grupo final do técnico Luiz Felipe Scolari. "Quero ir para o Brasil [na Copa do Mundo], mas em primeiro lugar eu me concentro completamente nos desafios com o Bayern. Meus pés continuam no chão. Se eu fizer um bom trabalho aqui, o resto vem por si só”, finalizou o atleta.