Nós sabemos que aqui no Brasil não existe muito critério com relação a isso. Alguns times colocam estrelas em referência a títulos do Brasileirão, outros para conquistas continentais, como Libertadores e Mundiais. Na Alemanha, porém, existe uma regra. Não se pode ir colocando estrela por qualquer motivo.
► Uma estrela: a partir de 3 títulos alemães
► Duas estrelas: a partir de 5 títulos alemães
► Três estrelas: a partir de 10 títulos alemães
► Quatro estrelas: a partir de 20 títulos alemães
Ainda não existe a definição de quantos títulos serão necessários para a quinta estrela.
Simples, não? Mas vale lembrar o importantíssimo detalhe de que o time só tem direito de colocar estrela no seu escudo somando apenas os títulos da Bundesliga, que começou a ser disputada na temporada 1963/1964. As conquistas antes desta data não valem para a regra.
Apenas seis times possuem estrelas na camisa:
► Bayern de Munique (4 estrelas) – 23 títulos da Bundesliga
► Borussia Dortmund (2 estrelas) – 5 títulos da Bundesliga
► Borussia M’gladbach (2 estrelas) – 5 títulos da Bundesliga
► Werder Bremen (1 estrela) – 4 títulos da Bundesliga
► Stuttgart (1 estrela) – 3 títulos da Bundesliga
► Hamburgo (1 estrela) – 3 títulos da Bundesliga
Legal né?
Colônia e Kaiserslautern possuem dois títulos cada e estão a uma conquista de ganhar a estrela. Aliás, sabem quem foi o primeiro campeão da Bundesliga? O Colônia, na temporada 63/64.
Alguns clubes têm muitos títulos alemães no currículo, mas nenhuma estrela na camisa. Claro, todos conquistados antes da criação da Bundesliga. O Schalke, por exemplo, já tem 7 taças nacionais, mas nenhuma da Bundesliga. Já o Nuremberg foi campeão alemão 9 vezes, porém, apenas uma na Bundesliga, em 1968.
E o Bayer Leverkusen que nunca ganhou nem um e nem outro? O time tem só dois títulos em toda sua história – a Copa da Alemanha de 1993 e a Copa da Uefa de 1988.
Tags:
Destaque